segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Técnicas de Resolução de Problemas


A verdadeira educação é desenvolver a capacidade ea habilidade para resolver problemas, pensar de forma independente. A cada passo, a vida coloca-nos com problemas. Alguns são bem definidas o suficiente e são mais complexos em sua natureza. A vida é toda sobre uma busca para manter a encontrar soluções para estes problemas disparados contra nós em sucessão. Existem várias abordagens para resolver um problema e as pessoas passaram anos desenvolvendo sistemas de pensamento para os problemas que facilmente produzem uma solução. No entanto, há sempre um novo problema em torno do canto que desafia uma solução a qualquer tipo de pensamento estabelecida. Tais problemas são um desafio que inspiram novas maneiras de pensar. Neste artigo, vou falar sobre técnicas de resolução de problemas que representam diferentes escolas de pensamento estabelecida.

O que é resolução de problemas?

Antes de falarmos sobre técnicas de resolução de problemas, com o propósito de exaustividade, vamos explorar o que queremos dizer por um problema eo que ele significa para resolver um problema. Um problema é tudo o que obstrui o seu caminho para alcançar um objetivo. Resolver um problema é definir uma estratégia e executá-lo para atingir a meta de superar a dificuldade. Um problema pode ter mais do que uma possível solução. Muitas vezes o que é necessário é uma solução optimizada que representa o caminho mais curto para superar a dificuldade, com economia dos recursos.

Para encontrar uma solução, utilizando técnicas de resolução de problemas, o que é antes de mais importante é definir claramente o problema. Muitas vezes a solução não é possível porque o problema não está bem definido. Uma declaração clara de um problema na mão muitas vezes podem apontar facilmente para uma solução eficaz. O que é necessário é também uma análise clara do grau de complexidade em um problema. Existem várias técnicas de resolução de problemas que lidam com problemas de diferentes níveis de dificuldade e complexidade. É preciso selecionar uma das técnicas de resolução de problemas, que se adequa à problema específico na frente de você.

Na minha experiência pessoal, os problemas têm uma natureza a se proliferar. Uma solução para um problema, muitas vezes criando novos. Isso é porque nós nunca podemos controlar todas as variáveis ​​em um problema e encontrar uma solução totalmente optimizada. Vamos ter um olhar para as muitas técnicas estabelecidas de resolução de problemas que representam um arsenal de ferramentas de resolução de problemas.

Técnicas de Resolução de Problemas

Técnicas de resolução de problemas podem provavelmente ser tão muitos, como o número de problemas únicos que existem. O domínio do conhecimento humano está sempre em expansão e por isso são ferramentas de resolução de problemas e as técnicas existentes. A recente revolução nas tecnologias da informação e da globalização inundou-nos com informação, mas que ainda morrem de fome por sabedoria! O que é necessário é uma clareza de pensamento e senso claro de propósito. Aqui está uma lista de algumas das melhores técnicas de resolução de problemas. Estes métodos são estratégias genéricas para resolução de problemas que poderiam ser aplicados para resolver qualquer problema nos negócios, vida pessoal ou qualquer tipo de problema técnico. O sucesso de uma solução reside também na sua execução clínica. Mesmo se você tiver uma solução, você precisa ter o bom senso para executá-lo e ficar por sua solidez para que ele funcione.

O método de tentativa e erro

Esta é uma das técnicas de resolução de problemas, que é mais frequentemente utilizados. A idéia é continuar tentando encontrar soluções e melhorando-os, aprendendo através de erros. É um tipo de métodos de força bruta, o que funciona, mas pode ser demorado.

Método de Abstração

Este método de abstração é modelar o problema tomando os detalhes fundamentais em consideração, enquanto escarificação afastado o material desnecessário. Então você resolve o problema de uma forma abstrata, antes de manuseá-lo na realidade.

Quebre & Conquer

O método de ruptura e conquista de obras para resolver problemas cortando o maior problema a partes menores e, em seguida, atacá-los separadamente. É colocar o quebra-cabeça de uma solução em conjunto, resolver o problema parcialmente.

Brainstorming

Esta técnica de resolução de problemas é de cerca de sintetizar uma solução ótima através da discussão de uma gama de soluções que cada membro da equipe de resolução de problemas surge com. Grandes equipes, muitas vezes trabalhar desta maneira, selecionando a melhor parte de várias soluções para fazer o melhor.

Análise redutiva

Análise redutiva é tudo sobre a transformação de um problema desconhecido, para a qual solução não existe, em um problema conhecido para os quais existe solução. Se você não tem uma solução para um problema, então você não mudar a solução, mas transformar o problema e reformulá-lo de tal maneira, que você pode ter uma solução!

Métodos de investigação com base

As técnicas de pesquisa baseados na resolução de problemas dependem da biblioteca de pré-existente de soluções conhecidas que existem. A partir destas soluções conhecidas, uma nova solução personalizada pode ser construída, que é adequado para o seu problema específico. Você pesquisar soluções disponíveis e aperfeiçoá-los.

Atacar a Causa Raiz

Isto é o que você chama uma técnica de resolução de problemas que resolve o problema, atacando a causa raiz da qual emana problema. É resolver o problema profundamente e completamente, ao estudá-la minuciosamente e identificar as suas causas profundas. Uma vez que a causa é negada, o problema deixou de ser um problema!

Pensamento Lateral

Esta é uma série de técnicas artísticas de resolução de problemas que emprega pouco convencional, criativa ou 'fora da caixa "pensar. Este é o método que os gênios muitas vezes empregam como aproveitar seus poderes únicos de visualizar uma solução a partir de uma perspectiva radical.

Estas técnicas de resolução de problemas não são os únicos e pode-se obter uma solução através do emprego de mais do que uma destas técnicas. Pessoalmente, acho que a resolução de problemas muito viciante como um exercício. Com cada problema resolvido, em qualquer campo da atividade humana, aprendemos algo novo e manter a nitidez nossas habilidades. Ninguém terras com a solução perfeita como a própria perfeição é uma meta limitada, como não há nada neste mundo que não possa ser melhorado. A busca pela excelência, clareza de pensamento, uma atitude nunca diga morrer, e uma capacidade de aprender através de seus erros é o que o levará a melhores soluções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário